terça-feira, 5 de junho de 2012

De pai pra filho...


        Nunca saberemos ao certo o momento exato em que nos tornamos pescadores. É possível que a maioria de nós tenha absorvido esse gosto dos pais, que, por sua vez, também carregaram isso de nossos avós e assim por diante. Crescemos vendo toda aquela movimentação que envolve uma pescaria. A preparação, a ansiedade, aquele clima bom de parceria e cumplicidade entre amigos que se tornam irmãos na pesca. Observávamos atentamente e, ainda pequenos, pensávamos: "não vejo a hora de fazer parte de tudo isso". O cheiro de tralha surrada a cada caixa de pesca que se abria, a separação e a organização de tudo, o check-list final e as centenas de possibilidades reais, eram compartilhadas por aquelas pessoas que, naquele momento, transbordavam felicidade. A expectativa de que aquela pescaria fosse surpreendente! E eles contavam com isso.
        Dizem, que a grande virtude de um pescador é a paciência, quando na verdade, a paciência é apenas a base de sustentação de algo muito maior: a esperança. Sem ela, não há pescador.
        Hoje somos pescadores. Amigos de pescadores. Fazemos tudo da mesma forma como aprendemos, vendo aqueles que sempre foram nossas referências , nossos heróis de caniço e chapéu de palha. Agora, estamos do outro lado do espelho da vida, deixando que a próxima geração veja a imagem que um dia também vimos. Hoje, somos também, os heróis de alguém. Felizes daqueles que herdaram e deixarão a pesca como herança.
Texto: Angel Fragallo


Identifiquei-me muito lendo o texto acima, e por isso resolvi coloca-lo no blog. Sempre quando estou preparando as tralhas para participar das etapas da pesca entre amigos do ICLI ou outras pescaria no rio Paraná vejo o brilho no olhar do meu filho Arthur, e sei da grande vontade que ele tem de querer participar junto comigo das provas e das pescarias, mas esta apenas com cinco anos, e como digo a ele que ainda é médio, e se Deus quiser teremos muito tempo para desfrutar de momentos inesquecíveis  juntos durante nossas pescarias, por enquanto eu e ele seguimos treinando em nosso "quartinho" e imaginando como serão nossas aventuras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário